AUMENTA A PROCURA POR CONSULTORIA DE IMAGEM ENTRE O PÚBLICO COMUM

Data da postagem: 03/07/2017 | Nº de Visualizações: 45
Você está vendo uma matéria da coluna: Moda

O serviço de consultoria de imagem e estilo está cada vez mais em alta no mercado fashion e começa se popularizar entre o público comum. Prova disso é que muitas lojas e sites especializados estão oferecendo este tipo de assessoria para seus clientes. Segundo a Consultora de Imagem e Estilo, July Ribeiro, a profissão ainda é nova no mercado e foi muito associada a artistas e pessoas da mídia que possuem ajuda para se vestir e compor a imagem. “Entretanto este panorama está mudando. Os clientes e interessados não são necessariamente fashionistas, pelo contrário, são pessoas comuns que querem encontrar formas novas de se vestirem. Tenho muita procura por ideias de looks para o dia a dia que tenham algum charme, um diferencial. Também recebo muitas perguntas sobre o que usar em ocasiões especiais, como casamentos e viagens”, conta a profissional que atende no Rio de Janeiro e está de malas prontas para ficar 9 meses estudando estilo em Manhattan, Nova York.

“Temos sempre que estar reciclando. Meus clientes são pessoas que têm consciência da importância da imagem, mas não têm tempo para elaborá-la, ou seja, querem estar com o visual perfeito, só que nem sempre conseguem ir atrás de todas as tendências e fazer compras inteligentes", diz July lembrando que para quem deseja um atendimento mais exclusivo entram em ação os personal stylists.

Segundo ela, os clientes costumam procurar este tipo de serviço em momentos de transição, seja na vida pessoal ou no trabalho. “Já tive até casos de pessoas que sofreram uma grande mudança de peso e me procuraram para criar um novo guarda-roupa”, diz.

A primeira fase do processo é uma análise do perfil e do estilo do cliente. “Antes de tudo, preciso entender como ele quer trabalhar sua imagem pessoal. Pode ser uma necessidade mais direcionada para a vida profissional, para sair à noite, para o dia a dia, ou uma combinação de todas”, conta July. Depois disso, o consultor faz uma limpeza no guarda-roupa. “Vejo o que precisa sair o que pode ser reformado e faço uma lista do que está faltando. O cliente me passa o orçamento disponível e saio atrás das peças no mercado.”

Segundo July Ribeiro, os consultores de estilo costumam trabalhar com uma grande variedade de marcas. “Não tenho nenhum tipo de restrição. Se o orçamento aguenta, vou atrás de uma grife especifica que tem, por exemplo, um corte de calça que sei que vai cair bem no cliente. Mas já cheguei a comprar toda a lista apenas em lojas de departamento e optar por peças bem em conta” explica.

No Brasil ainda não existem cursos de graduação para quem deseja se tornar um personal stylist, mas existem ótimos cursos de curta duração em algumas instituições.

A dica de July Ribeiro para se dar bem na profissão de Consultor de Imagem e Estilo é estudar bastante e estar sempre atento. "O mundo é uma eterna fonte de pesquisa. Olhe ao redor para entender bem os diferentes tipos físicos e o que valoriza cada um. Também acredito que é preciso conhecer o próprio estilo, mas jamais tentar impor suas ideias a ninguém, afinal, a moda é definida por quem a usa e você precisa saber como aconselhar sem se tornar tirânico."

Para July o mais importante é gostar de trabalhar com pessoas. “É preciso ter muita delicadeza, pois trabalhamos a autoestima do cliente. Abrir um guarda-roupa é entrar na intimidade da pessoa. É preciso ter discernimento sobre o que dizer e respeito por peças que fizeram parte da história de vida daquele indivíduo" finaliza.


Serviços:

July Ribeiro

Consultora de Imagem & Estilo

Telefone: (21) 99239-2021

Email: contato@julyribeiro.com.br

 

Compartilhe este materia:

Deixe seu comentário:

Curta você também nossa página no facebook

Acesse nossas redes sociais

Rua Domingos Ferreira, Nº102/501 - COPACABABA - Rio de Janeiro - Brasil
Tel: (21) 2135-0977 / 3093-2024
Copyright © 2012 - Cariocas "o jornal que é a sua praia" | Todos os direitos reservados.