Tatá Werneck é carioca da gema. Aos 30 anos, recém completados, esta leonina, nascida e criada na Barra da Tijuca, em uma família de classe média, sempre quis ser atriz. Aos nove anos já pedia à mãe, a escritora e jornalista Cláudia Werneck, para fazer teatro. Conseguiu seu desejo e daí nunca mais parou. Em entrevistas diversas, sua mãe contou que os dotes artísticos da filha sempre foram muito aparentes. Por conta disso, foi convidada a se retirar de duas escolas em que estudou e, em um delas, chegou a fazer um abaixo-assinado para derrubar um diretor.
Quem vê Tatá Werneck como o furacão Valdirene na novela Amor à Vida, nem imagina por quanta coisa a atriz já passou antes de fazer sucesso na tela da TV Globo. A atriz que conquistou o público com sua periguete, que é a “inteligência pura”, já foi parte do elenco da MTV, onde já foi Fernandona, Odete, Roxanne e Taty Piriguete quando era humorista. Mas, por trás de tantas personagens engraçadas pouca gente conhece a doce e muitoooo engraçada Talita Werneck Arguelhes.
Formada em Publicidade e Propaganda na PUC do Rio e em Artes Cênicas na UniRio, o marco inicial de sua carreira foi com a criação do grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade. Este é o primeiro grupo no Brasil a fazer uma peça totalmente acessível para pessoas com todos os tipo de deficiência. Além de espalhar o bem ao fazer todo mundo rir com seu jeitão brincalhão, a atriz ainda tem um lado solidário muito forte. “Cresci em uma família onde a palavra de ordem era a inclusão social e desde pequena sempre tive muito foco neste lado social. No teatro não é diferente, tem legenda de áudio, intérprete em libras, material em braile”, diz Tatá.
Para ficar bem nas roupas justinhas de Valdirene, a atriz emagreceu cerca de 5 kg com malhação. Ex-gordinha assumida e com 1,52 m, ela não se acha sexy como sua personagem. “Minha sensualidade não está no meu corpo. Não sou gostosona. Mas eu me amo, não tenho autoestima baixa”, declara, confidenciando que está em uma de suas melhores fases, tanto na profissão quanto no amor. Mas a brincadeira acaba quando o assunto é esse. O namoro ela leva a sério: Tatá se diz superfiel e conta que sonha em casar de véu e grinalda. O dono do seu coração? Felipe Gutnik, um engenheiro alto, forte, bonito, bronzeado. Há quase sete anos juntos, entre idas e vindas, ela não perde a piada e faz campanha para casar logo. Recentemente, mandou uma indireta no Twitter: “Meu eterno namorado (mesmo! Porque tem seis anos e não me pede em casamento). Te amo!”. Tatá Werneck também contou como conheceu seu namorado: num assalto! E lembrou que todos os casais que estavam ali naquela situação acabaram juntos depois. “Quero me casar com tudo que tenho direito, de forma tradicional, mas nada convencional. Sei que na hora do “sim” vou falar alguma besteira, porque é a minha cara. E a maternidade é algo que está latente em mim. Fiquei emocionada com essa história! Valdirene, apesar de ser vista como periguete, tem o sonho de construir uma família e ser feliz” diz.
O ator e humorista Fábio Porchat, que já dirigiu a amiga no teatro, e Elizabeth Savalla, que contracena com Tatá e é mãe de sua personagem na novela, não se cansam de elogiar a atriz: “Ela não é só engraçada, ela é boa”, elogia Porchat. Savalla também está apaixonada pela moça: “As pessoas perguntam o que eu ensino, mas eu não tenho nada pra ensinar pra Tatá, ela já sabe muito e eu aprendo também”, diz Savalla.
Tatá fica emocionada com os amigos e confessa: “O Porchat foi uma das primeiras pessoas que me estendeu a mão e me deu oportunidades e a Savalla é realmente uma” mãezoca” , uma pessoa de tanta generosidade que me emociona “.
Quem vê Tatá na novela nunca imaginaria que a atriz é uma pessoa tímida e que o figurino da personagem a ajuda muito na hora da composição. “Sempre fui extremamente tímida e a Valdirene se acha supersensual. No fundo, não é. Em todo caso, ela não tem vergonha de andar de mini short e blusas que deixam a barriga de fora. Eu tenho muita. Então o primeiro passo foi abrir mão dessa timidez, entrar numa academia e deixa fluir.” Realmente, a periguete tem um visual diferente de todas as outras personagens na novela. Labibe Simão, figurinista de Amor à Vida, comenta sobre o estilo da personagem piri-piradinha. “A inspiração para o figurino da Valdirene veio das pin-ups dos anos 50. A personagem tem também uma coisa meio ‘Dancing` Days’, com lurex e calça de cirré, que são modas antigas”, conta a figurinista.
A atriz aprova o figurino e comenta: “Eu acho o figurino da Valdirene o máximo. Ele me ajudou totalmente a construir a personagem. Eu tinha uma imagem um pouco diferente do que ela seria, e quando pus o figurino, vi que precisava dar corpo a essa mulher que se veste com um salto que não sabe andar, com metade da barriga de fora, com um bumbum marcando. Construí a alma da Valdirene dentro desses acessórios todos”. As peças escolhidas pela figurinista tem referências nas modelos sensuais que marcaram as décadas de 40 e 50.
“As pin-ups são sexies e estão sempre querendo seduzir ou vestir de uma forma que tenham esse apelo sexual”, explica Labibe. “A ideia não é que ela seja gostosa, ela só se acha gostosa”, completa a figurinista, afirmando que quis diferenciá-la das periguetes. “Para ter uma distância da periguete do Rio, eu não quis repetir a barriga de fora, aí fui para o estômago de fora. Uns três dedinhos abaixo do busto, porque as calças são muito altas”, conta. Os shorts também são bem altos e no estilo hotpants. Tatá Werneck adorou esta ideia. “Enxergo o figurino da Valdirene como uma salvação para a minha pochete aqui embaixo. Achei que fosse caridade, não sabia que tinha todo um conceito por trás”, conta a atriz que perdeu alguns quilinhos para viver a personagem. Salto alto também ajuda a complementar o estilo. “Além de deixá-la sempre alta, os calçados ajudam a compor o toque desengonçado, sem postura e sem botar a barriga para dentro da Valdirene”, brinca Labibe. Mas no dia a dia, Werneck conta que sabe andar de salto: “Ando bem de salto! Tenho 30cm de altura (risos), então eu estou acostumada com isso. Mas a Valdirene não sabe andar, ela cai. Quanto mais alto, melhor, porque mostra mais ainda que ela não sabe” brinca Tatá.
Para quem ainda não sabe, Tatá Werneck veio para ficar. A atriz, que é fã de carteirinha do programa do Chaves e tem na personagem Chiquinha, sua grande inspiração, é também fã de novelas e sempre sonhou em participar de uma. Ela não só conseguiu como está roubando a cena!