Cirurgia bariátrica faz mágica? Novos hábitos são essenciais, diz especialista

Data da postagem: 26/10/2017 | Nº de Visualizações: 29
Você está vendo uma matéria da coluna: Saude-e-beleza

Sucesso da cirurgia bariátrica se deve ao comprometimento dos pacientes

 

Mudar de vida com a cirurgia bariátrica não é tão fácil quanto se imagina. Pode parecer mágica, mas não é. O motivo disso é simples: após o procedimento cirúrgico é que começa a luta.

De acordo com o cirurgião Guilherme Cotta, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-RJ, é importante que haja um acompanhamento multidisciplinar antes e depois do procedimento. “Ao decidir se submeter à cirurgia bariátrica, o paciente deve buscar apoio nutricional, físico e psicológico para um resultado mais eficiente”, afirma.

De fato, a cirurgia pode trazer diversos benefícios à saúde como, por exemplo, melhoria da qualidade de vida de pessoas obesas, controle de doenças graves como diabetes e hipertensão, dores ortopédicas e apneia do sono. Porém, nem sempre ela se apresenta como a opção mais indicada.

“É necessário que o candidato faça uma reflexão para saber se é realmente aquilo que deseja, além de pesquisar tudo sobre cada etapa do procedimento. Contar com a ajuda de um psicólogo pode ser um diferencial”, aconselha Cotta.

 

Autoconhecimento ajuda na decisão de fazer (ou não) o procedimento

Para saber se este é o tratamento mais adequado, é importante que o paciente identifique suas necessidades. “Se pergunte se já conhece os prós e contras da cirurgia, se está preparado para ter novos hábitos, se irá ter comprometimento para manter-se saudável ao longo da vida”, diz o cirurgião acrescentando que a falta de informação pode gerar excesso de expectativa.

 “É um perigo achar que todos os problemas de saúde serão resolvidos imediatamente após o procedimento. Além disso, existe a possibilidade de frustração ao não obter o resultado esperado”, diz.

Se após a reflexão o paciente ainda optar pela cirurgia bariátrica é indicado que procure médicos de confiança e especialistas da área.

 

Serviços:

Clínica Multidisciplinar Guilherme Cotta – Cirurgia Geral, bariátrica e videolaparoscopia

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 445 – Sala 705 – Botafogo – RJ

Telefones: (21) 3597-2866 / 2527-2866/ 2527-1574

 

Compartilhe este materia:

Deixe seu comentário:

Curta você também nossa página no facebook

Acesse nossas redes sociais

Rua Domingos Ferreira, Nº102/501 - COPACABABA - Rio de Janeiro - Brasil
Tel: (21) 2135-0977 / 3093-2024
Copyright © 2012 - Cariocas "o jornal que é a sua praia" | Todos os direitos reservados.