PILATES GANHA ADEPTOS EM BUSCA DE BELEZA E BEM ESTAR

Data da postagem: 15/03/2017 | Nº de Visualizações: 118
Você está vendo uma matéria da coluna: Saude-e-beleza

Cada vez mais em todo o mundo o Pilates  ganha novos adeptos. São pessoas em busca de saúde e melhor qualidade de vida. Segunda a fisioterapeuta Jaqueline Santos do Physio Personal SPA, no Rio de Janeiro, o método trabalha principalmente o alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo sem causar nenhum tipo de impacto e fadiga, proporcionando diversos benefícios. “Levando em conta todos os princípios e metodologias utilizadas pelo método pilates, podemos considerar a sua prática uma importante fonte de estímulo do bem-estar global”, afirma a especialista.

De acordo com Jaqueline, um dos grandes princípios do Pilates é o alinhamento do centro de força, juntamente com a respiração. Em outras palavras, o método atua no sentido de alinhar os 3 pontos da coluna vertebral – occiptal, dorsal media e sacro – respeitando suas curvas fisiológicas – lordoses cervicais e lombares, e cifose toráxica – em um auto-crescimento, ao mesmo tempo em que trabalha a respiração, liberando a região superior do tórax. “Somado a isso, há a utilização de abdominais, formando um centro alinhado, forte e equilibrado, que constitui a base para todos os movimentos do corpo humano”.

 

A fisioterapeuta esclarece que a prática frequente da técnica de Pilates traz diversas melhorias, tais como: fortalecer o corpo, especialmente a musculatura abdominal; alongar e dar flexibilidade; desenvolver a consciência corporal e melhorar a coordenação; preparar áreas enfraquecidas para a reabilitação; desenvolver os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região; elevar a capacidade de contração muscular; melhorar a postura e induzir a combater o estresse; aumentar a capacidade respiratória e cardiovascular; diminuir o percentual de gordura corporal; estimular a circulação; diminuir a tensão pré-menstrual; e outros inúmeros benefícios.

A única contraindicação do método é para casos de lesões no sistema musculoesquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento. O resultado após cada aula é uma agradável sensação de bem-estar, autoestima e revigoração, onde cada músculo foi alongado, tonificado e massageado.

 O método do Pilates surgiu na Alemanha quando Joseph Hubertus Pilates ainda jovem se interessou por atividades físicas devido ter sofrido algumas doenças como: asma, raquitismo e febre reumática. Mas foi em um campo de concentração em Lancaster – 1914, que a técnica começou a dar seus primeiros passos. Considerado “inimigo estrangeiro”, Joseph foi exilado e aproveitou para fazer suas primeiras experiências em corpos alheios ao seu. Utilizava as molas dos colchões para trabalhar resistência muscular (daí vem à origem das molas dos aparelhos de pilates).

 

Serviço:

Physio Personal SPA

Endereço: Rua da Passagem, 78/ 304

Telefone: (21) 2542-7702

Compartilhe este materia:

Deixe seu comentário:

Curta você também nossa página no facebook

Acesse nossas redes sociais

Rua Domingos Ferreira, Nº102/501 - COPACABABA - Rio de Janeiro - Brasil
Tel: (21) 2135-0977 / 3093-2024
Copyright © 2012 - Cariocas "o jornal que é a sua praia" | Todos os direitos reservados.